Logotipo - SOMA.png
Siga-nos:

Fluxos e Processos:

O que são Fluxogramas:

 

Fluxograma é um tipo de diagrama (um desenho) que representa graficamente uma sequência de eventos, os passos de processamento e as decisões tomadas durante um processo.

 

A linguagem gráfica “fluxograma” é muito popular e é quase um sinônimo para notação de fluxo de processo.

 

Eles usam um conjunto de símbolos que indicam diferentes atividades, eventos e agentes dentro de uma organização.

 

 

Onde os fluxogramas são usados?

 

Eles são muito usados em empresas, para se mapear processos de negócios, entender como acontecem e, em seguida, otimizar esses processos para que sejam mais eficientes e eficazes, gerando mais produtividade e melhores resultados para a empresa.

 

Por isso, saber como desenhar processos de trabalho usando fluxogramas é uma habilidade muito importante.

 

Mas existem outros lugares onde os fluxogramas são usados. Na meio acadêmico e em pesquisas, um fluxograma pode ajudar a entender como um fenômeno ocorre na natureza.

 

Além disso, alguns tipos de fluxogramas podem ajudar a tomar decisões, definir investimentos e até a solucionar enigmas. Para isso, se analisam todas as possibilidade de resultados que um fluxo de atividades ou eventos pode resultar e se escolhe a decisão mais favorável, o investimento mais lucrativo ou a resposta mais provável.

 

 

Qual a diferença entre organogramas e fluxogramas de processo?

 

Enquanto o fluxograma de trabalho apresenta da forma gráfica o fluxo das etapas, os agentes e as atividades ordenadas de um processo, o organograma representa os cargos e a hierarquia de funções de uma empresa ou organização.

 

Podemos dizer que uma marcante diferença entre organograma e fluxograma de atividades é que este leva em consideração o tempo, enquanto o organograma representa um momento específico.

 

 

Para mais informações sobre Fluxos e Processos, envie-nos uma solicitação por e-mail ou whatsapp clicando no ícone ao lado.

 

Será um prazer lhe atender!