POPs:
O que são POPs?
São ferramentas muito simples que compõem a área da qualidade, as Instruções de Trabalho – IT, também, conhecidas como NOP (Norma Operacional Padrão) ou POP (Procedimento Operacional Padrão), tem grande importância dentro de uma empresa. O objetivo básico é o de garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma atividade, envolvendo todos os processos inerentes ao objetivo.
Os POPs podem ser aplicados, por exemplo, numa empresa cujos colaboradores trabalhem em três turnos, sem que os trabalhadores desses três turnos se encontrem e que, por isso, executem a mesma tarefa de modo diferente, entregando o mesmo protudo ou serviço entre os momentos distintos.
Grande parte das empresas utilizam para as atividades do dia a dia, como se fosse uma central de perguntas frequentes e também como base para o treinamento de novos colaboradores.
Vantagens de construir POPs para sua empresa:
O POP apresenta-se como base para garantir a padronização de tarefas e assegurar aos seus clientes um serviço ou produto livre de variações indesejáveis na sua qualidade final.
Facilita o trabalho de todos que utilizarão esse procedimento no dia a dia, onde proporcionará mais segurança aos funcionários e aos que utilizarão esse serviço prestado, sendo que todos ganharão com mais qualidade e economia.
O POP deve ser de fácil entendimento para que todos possam saber o que, como e quando fazer cada tarefa envolvida no processo.
Essa ferramenta é obrigatória em empresas que possuem modelos de franquias pelo mundo, propondo a entrega de produtos idênticos nas diferentes unidades físicas espalhadas por aí.
E para empresas em crescimento, é a padronização de recursos e otimização de tempo e dinheiro na produção dos produtos e mesmo dos serviços oferecidos, ganhando em escala de trabalho e aumento lucros consequentemente.
Para mais informações sobre a construção de POPs, envie-nos uma solicitação por e-mail ou whatsapp clicando no ícone ao lado.
Será um prazer lhe atender!